Coluna: Visão Tática - Argentina X Alemanha

Os deficientes laterais esquerdos foram as minas de ouro

 Hoje presenciamos um grande jogo de futebol no Maracanã, um embate entre a raça argentina contra a coletividade alemã.
 Além de toda a emoção, hoje vimos um jogo extremamente tático, e aproveitando a oportunidade para abrir os trabalhos da primeira coluna do blog Visão Tática, onde eventualmente analisaremos os pormenores dos jogos, mas explicitamente dizendo, aquela mãozinha do treinador antes das partidas e suas mexidas durante.

O Inicio: Forte Marcação Argentina

No inicio da partida foi fácil de observar o modo de jogo argentino, que se deu durante todo o jogo. Diferentemente do Brasil que optou por atacar a Alemanha, a Argentina optou por espera os germânicos, com uma contenção de duas linhas de 4, sendo a primeira formada por Demichelis, Garay, Rojo e Zabaleta, os dois ultimos saindo da área para conter as descidas alemães pelas laterais. A segunda linha era formada por Mascherano e Biglia que davam o primeiro combate, com Lavezzi mais movel e Messi eventualmente descendo e dando um bote surpresa.

A Alemanha explorando Rojo

A Alemanha optou pro explorar o lateral Rojo, ordens provavelmente vindo de seu treinador Joachim Low. Como vemos na imagem, o "point" dos ataques alemães na partida foi pelo lado esquerdo da defesa argentina, com uma rapida troca de passes entre Kramer(e posteriormente Tony Kroos, após a lesão do meia que substitiuia Khedira), Lahm e Muller. A jogada se desenvolvia na toque de bola rapido e preciso, deixando Rojo na roda, sendo diversas vezes salvo pela boa marcação de Mascherano, porem nas vezes em que o volante não efetuava o bote, Lahm ou Müller tinham liberdade para alçar a bola na área de Romero na procura do camisa 11 Miroslav Klose. Esse foi o meio alemão de atacar até a entrada de Mario Götze, o autor do gol do titulo. No final do primeiro tempo a Alemanha teve uma bola na trave na cabeçada de Höwedes, o escanteio aconteceu no lado esquerdo da defesa argentina.

O Contra - golpe argentino 

Os contra - ataques foram as armas argentinas durante todo o decorrer da partida, e como a sua adversária, os hermanos também tinha um alvo predileto na defesa alemã. O improvisado lateral Höwedes. Como podemos observar na imagem ao lado, Lionel Messi e Lavezzi se deslocam sobre o lateral, fazendo rápidas tabelas, enquanto isso se o atacante Gonzalo Híguain avança pelo meio, para chegar fechando e concluir um possível cruzamento. O que deu certo, em uma jogada pelo meio, Messi recebe e da belo passe para Lavezzi que cruza e Gonzalo completa, porém em impedimento
 
Créditos à ESPN pela imagem da analise tática
Nesse duelo entre Höwedes e Rojo por quem resistiria a exploração adversária saiu como vencedor o lateral alemão, pois no segundo tempo da prorrogação foi em cima de Rojo que Shürrle avançou até ter liberdade para cruzar para Götze que com categoria finalizou o lance em um belo gol. O gol do tetracampeonato da Alemanha.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em destaque no Blog